Há um rumor muito forte na cidade de que realmente teremos 13 vereadores a partir do ano que vem. Como eu disse, por enquanto apenas rumores.
Alguns estão alegando que a atitude do Presidente da Câmara (Carlos da Creche) em reduzir para 9 vereadores foi fora do prazo e que o ato seria anulado.
Existem algumas teses ainda confusas, tipo, voltando pra 13, muda ou não muda o coeficiente eleitoral?
Se mudar, sairia Oswaldo Marinho (PT) e entrariam Zinho Zecão (PTN), Marcelo Teodoro (PSC) Tancredo (PPS), Adenisio (PSDB) e Nilson Extrabom (PHS). Nessa situação, a câmara ficaria mais diversificada e teriam mais partidos;
Se não mudar o coeficiente, apenas as 3 coligações que fizeram a quantidade mínima terão direito às outras 4 vagas, e existem 2 linhas de pensamentos:
Pensamento A) 2 vagas para o PT/PR (Felipe Maia e Elivani) e 2 vagas para o DEM/PMDB/PSD/PDT (Marco da Luz e Ivan Batateiro);
Pensamento B) 1 vagas para o PT/PR (Felipe Maia), 2 vagas para o DEM/PMDB/PSD/PDT (Marco da Luz e Ivan Batateiro) e 1 vaga para o PSL/PTB e PRP (Carlos Itaipu). Se essa for a certa, o Distrito de Água Boa e o bairro do Itaipu teriam um representante, e isso seria muito para a cidade.
É, e pensar que essa lebre estava morta hein!
Ainda tem muita água pra passar debaixo dessa ponte.
Antes que alguém digas que vai aumentar as despesas, desde já digo que não procede essa informação, pois a câmara terá de se virar com o repasse que o executivo mandará, seja com 9 ou 13 vereadores, o valor é o mesmo.
E viva a democracia!