terça-feira, 23 de outubro de 2012

EX-VEREADORA DE MARINGÁ É CONDENADA A DEVOLVER SALÁRIOS DE SERVIDORA

Por determinação do Ministério Público do Paraná (MP-PR), a ex-vereadora e atual secretária municipal da Educação, Edith Dias,terá que devolver o dinheiro que recebeu através do suposto desvio de parte dos salários de uma funcionária da Câmara Municipal.

A decisão foi proferida a partir de uma ação civil pública por improbidade administrativa ajuizada em setembro de 2006, pela 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Maringá. A Promotoria aponta que ela exigia que a servidora, que trabalhou em seu gabinete no período de 1997 a 2000, lhe devolvesse parte do salário.

"O modo de agir da ré, ao reter parte dos vencimentos da funcionária Rosimeire Aparecida Jovedi, que em nada se confunde com um mero erro ou lapso humano, afrontou o ideal de honestidade, conjugado com o de eficiência e lealdade inerentes às instituições públicas, também depositado nos agentes públicos que dela fazem parte. Ressalte que apropriação durou anos e o subalterno trabalhava e os seus vencimentos eram apropriados pelo seu superior hierárquico", destaca o juiz Willian Arthur Pussi, em trecho da decisão.

Ainda segundo o magistrado, "a ré tinha plena consciência da ilicitude de sua conduta e o intuito de agir improbamente, pois sabia até o valor que a servidora havia sacado e a data do saque".

A decisão também suspende os direitos políticos da ex-parlamentar por oito anos, a proíbe de contratar com o poder público, fixa multa de duas vezes o valor do dano causado ao município e determina a perda do cargo ou função pública que estiver exercendo ao tempo do trânsito em julgado da sentença.

A reportagem está tentando contato com a secretária Edith Dias, que pode recorrer da decisão.

Fonte: Redação do Diário.

Será que em Paiçandu está acontecendo isso também? Sei não hein, ano que vem saberemos devido a auditoria que irão fazer.

3 comentários:

De olho no andar da carruagem disse...

Olha se o MP bater por aqui vai ser igual passar baigon no ninho das baratas, vai ser um desespero total e eu quero ver de camarote. Quem plantou vai colher.

Anônimo disse...

ESSA PRATICA DE FICAR COM PARTE DOS SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS É LOGICO FUNCIONA A MUITO TEMPO NÃO SÓ EM MARINGA COMO PAIÇANDU, SARANDI E MUITOS OUTROS MUNICIPIO, ACONTECE QUE QUEM SE SUJEITA A ISTO TAMBÉM TEM QUE SER PENALIZADO, POIS NÃO EXISTE CORRUPÇÃO SEM CORRUPTORES E CORROMPIDOS, É UM JOGO DE RESPONSABILIDADES PARA AMBOS OS LADOS VOCE NÃO ACHA ANDRÉ.

ANDRÉ FRANCO DE OLIVEIRA disse...

Ótima leitura, anônimo das 13:31 hs.
Concordo em número, gênero e grau.
Ficaremos de olho e vamos deninciar essa prática corriqueira.
Janeiro de 2013 a cobra vai fumar.